Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

A Vinda do Consolador


          Daremos um exemplo simples para ilustrar esta assertiva. Tomemos de um homem que, sem ter ideia preconcebida quanto à sobrevivência da alma, não a aceita, porque não conseguiu admitir a crença em Deus e se coloca como livre pensador ou agnóstico. Diz de si para consigo: - Eu não creio em Deus e acho que a morte realmente destrói tudo, porque esta, pelo menos, é a forma mais racional da nossa condição mental, a que mais se afina com o nosso modo de ser". Eis que este homem se vê diante de um irrefutável e irretorquível fenômeno mediúnico de materialização, que lhe traz a mesma convicção que levou William Crookes a testificar a realidade das materializações de Katie King, pela mediunidade de Florence Cook, no período áureo de 1872 a 1874. Esse homem, porque não tem preconceito, não alimenta vaidade acerca das suas ideias e quer apenas a verdade, impressiona-se com o fenômeno e se sente abalado em tudo aquilo que era antes a sua fé, porque quem não crê em nada, também tem alguma forma de crer - é uma fé para nós negativa, mas nem por isso deixa de ser fé.

          O fenômeno em apreço estaria no plano científico do Espiritismo. Como o nosso observador é um homem inteligente, que não está ali apenas para ver, podendo assumir a mesma atitude de Kardec diante dos fenômenos das mesas girantes e falantes, também se apercebe de que, se a alma é imortal - pois lhe apareceu e, sobre isto não tem dúvida - é preciso refletir acerca dessa nova realidade, começando a fazer, a respeito, ilações filosóficas.

          Tais reflexões o conduzem à lei de causa e efeito, ou seja, às consequências da semeadura do agora na colheita do amanhã, desdobrando para o nosso personagem um novo conceito de vida. Mas tudo isto não lhe aproveita se ele não obtiver respostas para a sua vida moral, para a sua mudança de conduta, para a sua reforma interior, com vistas ao seu futuro espiritual. Eis o campo da Religião. Assim, um simples fenômeno mediúnico leva o homem a percorrer os três aspectos do Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião.

Autor: Prof.Altivo Ferreira
Fonte: Encontro com a Cultura Espírita
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet