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Vade Mecum Espírita

Mecanismo de produção do Fenômeno de Voz Direta.


No Limiar do Etéreo (J.Arthur Findlay)

Capítulo XI - §11 ao 54 -Páginas 150 a 159

 

Pergunta — Como é que podeis falar-nos a nós que estamos na Terra?

Resposta — Materializando a minha boca e a minha língua etéreas.

P. — Podeis dizer-me algo acerca do método que seguis para isso?

R. — Farei todo o possível para lhe tornar com­preensível como isso se consegue; lembre-se, porém, de que não poderá ter uma idéia exata das dificuldades que aqui enfrentamos, enquanto, por sua vez, não vier para este plano. Todavia, explicarei tão claramente quanto possível os nossos métodos. Do médium e das pessoas presentes, um químico do mundo espiritual extrai certos ingredientes, que, à falta de melhor nome, são chamados ectoplasma, ao qual o mesmo químico adiciona ingredien­tes que ele próprio elabora. Misturando tudo isso, forma uma substância que o habilita a materializar suas mãos. Com as mãos materializadas, constrói uma máscara, se­melhante a uma boca com a respectiva língua. O espírito que quer falar coloca essa máscara sobre a face e a ajusta bem, de maneira que lhe cubra a boca, a língua e a gar­ganta. A princípio, experimenta certa dificuldade em mo­vimentar esse material mais pesado; porém, com a prá­tica, a coisa se torna fácil. Os órgãos etéreos ficam assim encerrados numa matéria que se assemelha à matéria física, e o ar, passando-lhe através, faz vibrar a vossa atmosfera e lhe ouvis a voz.

P. — Mas, cõmo apanhais o ar? com os pulmões também materializados ?

R. — No caso de materialização completa, é.

P. — Tenho ouvido duas e três vozes a falar ao mes­mo tempo. Outras tantas máscaras são usadas nessas circunstâncias ?

R. — Sim. Como nessas ocasiões as condições são boas, o químico dispõe de ectoplasma suficiente para construir diversas máscaras, que são, às vezes, usadas todas ao mesmo tempo. Isso explica a razão por que ouvis várias vozes falando simultaneamente.

P. — Onde é colocada a máscara?

R. — De ordinário, no centro do círculo. Dentro deste reúne o químico a maior quantidade possível de

ectoplasma. Quando, porém, é pequena a quantidade for­necida pelo médium e pelos assistentes, ele o reúne pró­ximo do chão. Eis por que as vozes vêm daí, quando são deficientes as condições. Por outro lado, quando estas são boas e temos amplo suprimento de ectoplasma, podemos acumulá-lo no teto, o que explica virem as vozes, nessas ocasiões, do alto da sala.

P. — Construída a máscara, que fazeis?

R. — Aquele que vai falar toma posição no centro do círculo, mete-se na materialização ectoplásmica e co­meça a falar, movendo a boca e a língua exatamente como fazeis quando falais.

P. — E com relação à trombeta?

R. — Ê usada não só para ampliar a voz, como para fazê-la ir diretamente àquele com quem o Espírito quer falar. Move-se a trombeta por meio de hastes materiali­zadas, sendo manejadas deste lado por um a quem cha­mamos o operador da trombeta. Seu nome é Gallacher e ele lhe vai falar agora. (Outra voz se fez ouvir, dizendo ser Gallacher, o operador da trombeta.)

P. — Boa-noite. Creio que você é irlandês.

R. — Sim, senhor. Já uma vez o disse.

P. — Bem, meu amigo, quero saber tudo o que me possa dizer sobre o seu trabalho de auxiliar os que, desse lado daí, nos falam a nós que estamos na Terra.

R. — Quando um Espírito deseja falar-vos, apro­pria-se das condições terrenas do vosso ambiente. Sempre sabemos quando as vossas reuniões se vão realizar. (Neste ponto, Whitefeather interveio com o seu: “É mim que sabe e diz aos outros. Ê mim que sabe quando está para ter sessão; é mim que lembra essas coisas; é mim que fala cada um.”) Após essa interrupção, continuou Gallacher: — “Como eu dizia, sempre sabemos quando estais reuni­dos. Cabe-me manusear a trombeta. Tenho estado a seu lado, esperando a vez de falar-lhe e muito me alegra ter ensejo de dizer-lhe o que posso.

P. — Então você é o responsável pelos megafones ou trombetas?

R. — Sim, eu as manejo todo o tempo. Quando tem que haver uma sessão, geralmente o químico com quem trabalho me informa do que vai dar-se e me pede que nos reunamos no momento aprazado. Ele fornece uma substância sua e tira certa quantidade dela do médium e dos assistentes. É a combinação dessa substância espi­ritual com o ectoplasma fornecido pelo médium e pelos assistentes que nos habilita a materializar. Se há bastante substância, isso permite que o instrumento metálico ande por toda parte na sala e as vozes se produzam. Quando aqui cheguei esta noite, a primeira coisa que fiz foi ver onde melhor podia juntar maior quantidade de ectoplas­ma. O químico o recebe de mim e lhe adiciona seus ingre­dientes, sendo ele então conduzido para o lugar mais apropriado. Também falo por aqueles que não o podem fazer e pelos que se achem a distância muito grande daqui. Estes últimos me enviam suas mensagens, como vós aí mandais as vossas pelo sem fio; elas são colhidas por um receptor e passadas para mim; eu, então, as passo adiante, dando o nome da pessoa que as envia. Fun­ciono meramente como transmissor.

P. — Ê isso que explica o que às vezes parece uma personificação ?

R. — Eu sou quem passa as mensagens que outros mandam; por isso, às vezes, percebeis que não sou pre­cisamente aquele que a envia. Sou, para vós, o mensageiro dos que não podem falar.

P. — Alegra-me essa explicação, não porque eu haja alguma vez verificado qualquer personificação, mas porque é interessante e me ajuda a compreender as di-

ficuldades com que lutais. Pode dizer-me mais qualquer coisa ?

R. — Quando penetram no círculo para falar, os Espíritos se materializam, temporária e parcialmente, cobrindo suas bocas e línguas com a substância que fa­bricamos. Há uma ligação entre o laringe do médium e a boca e a língua materializadas do Espírito que fala, per­mitindo que as palavras, formadas por este, sejam ouvidas por vós outros. Sentimos então o que sentíamos quando na Terra. Os órgãos do falante assumem uma forma mais densa, a sua língua se espessa, sucedendo o mesmo com os outros órgãos materializados. Não nos podeis ouvir, enquanto não nos servimos de matéria de mais lenta vi­bração, pelo que só encontrando alguém, como o médium, que nos supra do seu ectoplasma, que apropriamos às nossas necessidades, é que podemos fazer-nos ouvidos por vós. Ê preciso o ectoplasma e a substância química que fornecemos. Sem isso, não haveria materialização.

P. — Que substância é essa?

R. — O químico, que se acha a meu lado, me diz lhe responda que nenhuma utilidade vos teria os seus ingre­dientes, porquanto nenhuma significação apresentam para vós, na Terra. Diz, entretanto, que o produto que ele fabrica é uma substância por meio da qual as coisas materiais podem mover-se. Nada se pode mover sem ela. Todos os corpos físicos se compõem de muitos ingredien­tes diversos, dos quais tiramos a substância a que dais o nome de ectoplasma.

P. — Pode ainda dizer-me mais alguma coisa?

R. — Tenho de me retirar, mas, antes de fazê-lo, gostaria de dizer-lhe, senhor, que fui educado na crença católica romana; mas, não vim para aqui como um cató­lico romano. Antes de vir para cá, renunciara a todos os credos. Vim como livre-pensador, não acreditando abso­lutamente na sobrevivência. Vim despojado apenas do meu corpo físico. Quando entro em contacto com o plano ter­reno, tudo o que me cerca equivale, praticamente, ao mundo físico; porém, em esferas mais elevadas, nós nos libertamos das condições terrenas. Agora, meti-me, por algum tempo, nestas últimas condições e faço parte do vosso mundo. Posso tocá-lo (senti um toque no meu braço esquerdo) e tenho consciência de que o toco. (As mãos e os pés de Sloan continuavam fiscalizados por mim. Se a senhorita Millar me houvesse tocado, teria parado de escrever; entretanto, seu lápis nunca estacionara e, ao dizer-lhe que fora tocado, ela imediatamente me respon­deu do lugar que sempre ocupou na sala.) Muitos dentre nós, no estado que nos é normal, tocam às vezes os nossos irmãos da Terra e, a princípio, ficam tristes porque esses irmãos não se apercebem do fato, esquecidos aqueles que com os nossos corpos mais delicados não podemos ser vistos, nem sentidos. Tenho que me ir. Adeus! Greentree lhe falará novamente.

P. — Uma vez colei meu ouvido à boca do médium, estando uma voz a falar, e ouvi um som sibilante. A voz de meu pai falava no outro extremo do circulo a meu irmão e ainda aí as palavras não vinham dos lábios do médium, mas apenas um brando sibilo. De outras vezes, em que fiz a mesma coisa quando uma voz falava, nada ouvi. Que era esse som sibilante que percebi?

R. —Da boca do médium sai um tubo ectoplásmico para levar as vibrações, do seu laringe ao Espírito que fala. O laringe do médium é utilizado para fazer vibrar a atmosfera; a boca, a garganta e a lingua materializada do Espírito formam as palavras. O senhor foi muito feliz em ouvir esse sibilo. Os cientistas da Terra, interessados pelos fenômenos psíquicos, ficariam contentes se houvessem feito essa sua experiência, porque ela representa alguma coisa que lhe dá um ponto de partida para adquirir certo conhecimento real de como se produz a voz.

P. — Pode dizer mais alguma coisa acerca da más­cara de que usais para falar?

R. — Pode chamar-lhe uma máscara ou um mudo (1). Reunimos o ectoplasma proveniente dos assistentes, num recipiente a que darei o nome de vaso, sem que seja um vaso físico. Se quiser esperar um momento, tentarei mostrar-lho. (As mãos e os pés de Sloan continuavam fiscalizados. Esperei e gradualmente foi surgindo por cima da sua cabeça um objeto luminoso, que tomou o aspecto de um grande vaso de flores e logo desapareceu repentinamente.) Viu? (Vi, respondi eu.) Pois bem: é dentro disto que reunimos o ectoplasma, ao qual o quí­mico junta seus ingredientes. O produto dessa mistura é matéria de vibração bastante lenta para fazer vibrar a vossa atmosfera. A máscara, enquanto dela não se serve o Espírito que quer comunicar-se, é incapaz de falar so­zinha. O Espírito abaixa o tom de seus órgãos vocais e assim estabelece contacto entre esses órgãos e a máscara. Sendo bastante a força magnética ou psíquica, não há dificuldade em obter-se coesão suficiente entre os órgãos do que fala e a máscara. Conseguida essa coesão, o ma­terial ectoplásmico se movimenta ao mesmo tempo que os órgãos vocais do Espírito. & exatamente como se cobrís­semos a nossa boca e a nossa língua com esse material. Este se lhes gruda e com eles se movem.

P. — Tem peso essa máscara ? Uma balança o acusa­ria?

R. — Tem. O ectoplasma tomado aos assistentes tem peso, tanto que o destes diminui na proporção da quanti­dade em que lhes ele é extraído. Se as pessoas presentes à sessão se sentassem, durante esta, numa balança, veri­ficariam ter sofrido uma diminuição de peso. Voltando o ectoplasma, finda a sessão, para os assistentes, volta-lhes também o peso normal. (A exatidão deste fato já foi provada experimentalmente.)

P. — Quando controlais o médium e fazeis uso de seus órgãos vocais, que é o que realmente acontece? (Isto se refere às manifestações pelo transe e não à voz direta.)

R. — Estando controlado o médium, se queremos falar pelos seus órgãos vocais, pomo-lo numa condição de inteira passividade. É a condição em que ele vem a estar no transe. Seu Espírito deixa o corpo por algum tempo e se coloca ao lado. Uma vez nessa condição, podemos atuar-lhe sobre o laringe, as cordas vocais, a língua e os músculos da garganta. Não operamos no seu interior, mas de pé atrás dele. Podemos colocar-nos na condição do médium, ou afinados com ele, mediante uma extensão que, quando movemos os nossos órgãos vocais, faz que os do médium semelhantemente se movam. Há um elo de conexão, etéreo ou físico, podeis chamar-lhe de um modo ou doutro, que tem a mesma ação sobre os músculos do médium, que um diapasão sobre outro, desde que ambos estejam afinados no mesmo tom. Trabalham assim har­mónicas as duas sedes de órgãos vocais. Não há aqui o caso das mensagens serem influenciadas pela mente do médium, porque esta de nenhum modo intervém na ope­ração. Não trabalhamos através da sua mente, mas, dire­tamente, sobre seus órgãos vocais. Tudo o que vem a exteriorizar-se é tal qual saiu da mente do Espírito que o controla. A mente e o cérebro do médium são postos fora de ação, temporariamente, e o Espírito que opera lhe controla os músculos dos órgãos vocais.

P. — O médium se acha ainda em transe. Onde tem estado o seu espírito, desde que o transe começou?

R. — O iniciar-se o estado de transe quer dizer que o espírito do médium se retirou do seu corpo. Neste ins­tante, está precisamente à sua direita, não longe do corpo.

P. — Poderá dizer-me ainda alguma coisa acerca do controle que exerceis sobre o médium durante o transe?

R. — Ponho-me em condições terrenas, abaixo as minhas vibrações e me coloco por detrás dele. O ectoplas- ma se encontra em todos os pontos do corpo humano. Colocado por detrás dele, é como se estivesse atrás da máscara; apenas, neste caso, são os próprios órgãos vocais do médium que eu aciono para formar as palavras. Esses órgãos se movem simultaneamente com os meus. Para falar diretamente, com exclusão do médium, metemo-nos na máscara e formamos as palavras com as nossas pró­prias línguas, que se acham momentaneamente materia­lizadas.

Neste ponto da resposta, Sloan se pôs de pé e eu fiz o mesmo. Disse então Greentree que interrompera a conversa para me mostrar uma coisa.

“Mostrar-lhe-ei que seu espírito (o do médium) se encontra fora do corpo. O senhor está com ambos os braços estendidos, porque lhe está segurando as mãos. Tente agora baixar-lhe os braços.”

Tentei, mas estavam duros como se fossem de madei­ra. Senti-lhe os músculos e verifiquei que todas as partes do seu corpo apresentavam a mesma rigidez. “Rigor mortis”, exclamou uma voz e verdadeiramente o era. Por mais força que empregasse, não consegui mover-lhe ne­nhum dos braços, nem para cima, nem para baixo. De­sisti, reconhecendo que, se fizesse muita força, lhos que­braria. Outra voz disse então: “Traremos de novo seu espírito e o tiraremos do transe.” Gradativamente os mús­culos se foram afrouxando e eu delicadamente o sentei de novo na cadeira. Dali a poucos minutos Sloan falou, per­guntando se tínhamos tido uma boa sessão.

Ele não é tão alto nem tão musculoso quanto eu; entretanto, na primeira ocasião que se me deparou, pedi a um homem mais musculoso do que eu que ficasse de pé com os braços estendidos e os mantivesse retesados, e tentei abaixá-los. Não encontrei a menor dificuldade em consegui-lo e os meus leitores podem fazer por si mesmos a experiência. Evidentemente, para me fornecer uma úl­tima prova, Greentree, naquela ocasião, apartou para longe do seu corpo o espírito de Sloan, de sorte que ele esteve como morto durante algum tempo. No transe or­dinário, o espírito e o corpo devem conservar-se em liga­ção íntima, porquanto nunca se observa a rigidez dos músculos. Foi uma experiência que não tive a satisfação de ver repetida várias vezes; apenas de uma outra feita pude tê-la renovada.

Concluirei o relato destas experiências no capítulo que se segue.

 

(1) Por “mudo”, ou, como dizem os Ingleses, “dummy”, deslgna-se a pessoa que falta num jogo de cartas entre quatro, mas no qual só tomam parte três, sendo postas a um lado as cartas que pertenceriam à quarta pessoa, se houvesse.

 

Autor: J.Arthur Findlay
Fonte: No Limiar do Etéreo
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