Inteligências Múltiplas e Visão Espírita
Rita Foelker
Inteligências Múltiplas se constituem em ótimo instrumento para entender o ser humano e ajudá-lo a aprender e, por isso mesmo, é um dos estudos que costumo realizar com os educadores espíritas.
Durante muito tempo, as pessoas consideradas inteligentes eram as que entendiam de matemática ou que tinham boa expressão verbal. Graças a Howard Gardner e a uma equipe da Universidade de Harvard, a partir dos anos 80, isto começou a mudar.
Ao acompanhar o desempenho profissional de pessoas que tinham sido maus alunos, Gardner surpreendeu-se com o sucesso de várias delas. O que ele concluiu, então, é que havia outras capacidades importantes na vida, além das competências matemática e lingüística, que eram aquelas que a escola tradicionalmente mais valorizava.
Gardner, na ocasião, identificou sete tipos de inteligência, deixando claro, porém, que este número não era definitivo: lógico-matemática (inteligência do raciocínio e das ciências exatas), lingüística-verbal (inteligência das palavras, da expressão verbal criativa, clara e objetiva), musical (inteligência dos sons e ritmos), interpessoal (inteligência do relacionamento com o outro), intrapessoal (inteligência do relacionamento consigo mesmo e da auto-aceitação), espacial (inteligência do desenho, da imaginação e da localização espacial) e cinético-corporal (inteligência do movimento).
Todos temos todas
Algo muito bonito sobre as Inteligências Múltiplas é que elas estão de acordo com a concepção de um Deus justo.
Antigamente, quando só a inteligência lógico-matemática e a lingüística-verbal eram consideradas como "inteligências", algumas habilidades eram desprezadas e algumas eram interpretadas como "dons" ou "graça divina" (facilidade para a música ou o desenho eram para seres "agraciados"; habilidade no relacionamento interpessoal era "carisma"). Ou nascíamos com elas, ou jamais as conquistaríamos.
Porém, segundo Gardner, todos temos todas as inteligências. Todos nós somos dotados das mesmas capacidades, podemos ser desenhistas, bailarinos, líderes ou escritores. O que nos diferencia é o nível de desenvolvimento de cada capacidade. Então, aquelas atividades para as quais nos sentimos muito aptos, revelam nossas inteligências mais desenvolvidas. As áreas em que temos mais dificuldades são aquelas em que ainda vamos progredir muito.
Dentro de uma compreensão do Ser como Espírito encarnado para aprender com suas experiências, é possível identificar o desenvolvimento das inteligências com o próprio processo evolutivo. Nosso objetivo na vida é aumentar nossa capacidade de realizar coisas, as mais diversas, e de lidar conosco mesmos e com os outros eticamente.
mais recentes de uma psicóloga americana, Danah Zohar, propõem mais uma inteligência: a inteligência espiritual. As características desta inteligência coincidem com o que consideramos próprio de um ser espiritualmente evoluído: flexibilidade, grau elevado de autoconhecimento, capacidade de enfrentar a dor e de aprender com o sofrimento, capacidade de se inspirar em idéias e valores, entre outras.
PARA REFLETIR:
1. Ao estudar as Inteligências Múltiplas, verificamos o quanto cada um de nós ainda pode estar limitado à concepção de inteligência como matemática e lingüística. Quanto ainda valorizamos o saber lógico-matemático, verbal e escrito, em detrimento dos outros?
2. Quanto ainda consideramos como inteligentes as crianças que têm estas capacidades mais desenvolvidas?
3. Você consegue perceber em si mesmos quais são suas inteligências mais desenvolvidas e as menos desenvolvidas?
CEM - Grupo Espírita de Iniciativas Doutrinárias
Fone/Fax: (011)6192-8137 - Cristina Helena Sarraf (Direção geral)
Esta homepage não tem fins lucrativos. Mesmo assim, se você se sentir prejudicado pelo uso de alguma das imagens, avise-nos e ela será retirada.
Autor: Rita Folker
Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br
contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet