Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Novidades na Área de Energia


Alemães fazem máquina funcionar e vão mudar o mundo nos próximos anos

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

14:46

Fusão Nuclear

 

Um dos maiores feitos que a ciência pretende atingir é criar uma máquina de fusão nuclear funcional. E parece que isso está mais perto de ocorrer. Cientistas na Alemanha, criaram uma máquina chamada Wendelstein 7-X, que pode ser capaz de realizar tal feito.

Como funciona a máquina? Ela se baseia no mesmo principio do sol: fusão de átomos leves para gerar energia. Ela é o oposto da energia nuclear que temos hoje, que funciona através da fissão. Por 30 anos, a humanidade esteve pesquisando a fusão nuclear na esperança que isso se transformasse em uma fonte inesgotável de energia.

Ao dominar a fusão nuclear, vamos estar perto de uma fonte de energia inesgotável, e isso deve mudar o planeta para sempre: vamos poder dessalinizar água salgada, um dos exemplo, e transformar desertos em grandes fazendas – eliminando a fome -, podemos fazer o custo do transporte cair também.

 

O Wendelstain 7-X é uma máquina com de 16 metros de diâmetro, que tenta imitar as condições das estrelas para fundir átomos e produzir energia, produzindo assim um campo magnético para segurar o plasma gerado no processo. E tudo isso foi conseguido, com um campo magnético 3D que conseguiu fazer o processo sem destruir a máquina.

A priori, a máquina vai gerar energia apenas para si. Depois, poderemos começar a usar essa tecnologia para gerar uma enorme quantidade de energia de maneira barata e limpa, já que o produto da reação é água.

                                        ***********************************

Nosso colega de Alexandre Fonseca - Jornal de Estudos Espíritas https://sites.google.com/site/jeespiritas/ emitiu rápida opinião sobre o assunto:

"Trata-se de um aparelho construído na Alemanha para tentar realizar o sonho da extração de energia a partir da fusão nuclear. Isso ocorre dentro do Sol que "alimenta" o nosso mundo a todo instante.

 

O problema é que essa fusão ocorre a temperaturas altíssimas, tão altas que derreteria o próprio aparelho. Para evitar isso, os cientistas projetaram o "Wendelstein 7-X" para gerar campos magnéticos muito intensos numa pequena região do espaço onde a fusão, se funcionar, deverá ser testada. A função desses campos magnéticos é isolar os materiais envolvidos na reação nuclear para que o aparelho não derreta junto com o laboratório. Daí se vê que esse experimento não é algo simples, e é necessário realizá-lo com bastante segurança.

 

Mas, a fusão nuclear não ocorreu ainda. A notícia recente que encontrei é sobre a forma e intensidade do campo magnético gerado que parece satisfazer as condições necessárias para futuros testes de fusão nuclear. As notícias mais corretas podem ser lidas no seguinte link: http://www.ipp.mpg.de/4141626/w7x_nature  Sobre o aparelho, pode se ler o seguinte  link: https://en.wikipedia.org/wiki/Wendelstein_7-X  E um artigo científico sobre esse campo magnético foi publicado recentemente e pode ser acessado aqui: http://www.nature.com/articles/ncomms13493 "

Atualizando este assunto: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reator-fusao-wendelstein-7-x-comprova-eficiencia&id=010115210823#.YZUIImBKh-o

Atualizando este assunto: https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=reator-fusao-wendelstein-7-x-comprova-eficiencia&id=010115210823#.YhDE_OjMKUk

 

Autor: Felipe Moreno
Fonte: StartSe
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet