Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Renovação - Cap.XI


                                              

§ - 13; " A crença na imortalidade, disse Platão, é o laço de toda a sociedade; despedaçai esse laço e toda a sociedade se dissolverá."

§- 20; "Acreditou-se por muito tempo ter feito bastante, difundindo a instrução; mas a instrução sem o ensino moral é impotente e estéril. E' preciso, antes de tudo, fazer da criança um homem - um homem que com­preenda os seus deveres e conheça os seus direitos. Não basta desenvolver as inteligências, é necessário formar caracteres, fortalecer as almas e as consciências. Os conhecimentos devem ser completados por noções que esclareçam o futuro e indiquem o destino do ser. Para renovar uma sociedade, são necessários homens novos e melhores. Sem isso, todas as reformas econômicas, todas as combinações politicas, todos os progressos intelectuais serão insuficientes. A ordem social nunca valerá mais que o que nós próprios valemos."

§-41 & 42; " E' nesse intuito que todo círculo espírita de algu­ma importância consagra parte das suas sessões à ins­trução e moralização das almas culpadas. Graças à soli­citude que lhes é testemunhada, às caritativas advertên­cias e, sobretudo, às preces fervorosas que recaem sobre eles em magnéticos eflúvios, não é raro ver os mais endurecidos Espíritos reconciliados com melhores senti­mentos, porem por si mesmos um termo às dolorosas obsessões com que perseguiam suas vítimas.

                      Com suas errôneas concepções da vida de além-tú­mulo, com sua doutrina da condenação eterna, obstou por muito tempo a Igreja o cumprimento desse dever. Ela havia interdito toda relação entre os Espíritos e os homens, cavando entre eles fundo abismo. Todos os que, ao deixarem a Terra, eram considerados condenados por seus crimes, viam interceptar-se, do lado dos homens, toda comunicação, dissipar-se toda possibilidade de aproximação e, consequentemente, toda esperança de socorro moral e de consolação."

§-55; " Porque a única felicidade, a única harmonia possível neste mundo não é realizável senão pela união com os nossos semelhante, união pelo pensamento e pelo coração, enquanto da divisão procedem todos os males: a desordem, a confusão, a perda de tudo o que constitui a força e a grandesa das sociedades."

§-76; " Nenhuma concepção religiosa, nenhuma forma cultural é imutável. Dia virá em que os dogmas e cultos atuais irão reunir-se aos destroços dos antigos cultos; o ideal religioso, porém, não há de perecer; os preceitos do Evangelho dominarão sempre as consciências, como a grande figura do Crucificado dominará o fluxo dos séculos."

§-80, 81 e 84; " Sua atençao desviando-se dessas formas, dessas expressões religiosas, volta-se para o futuro. Ai vê elevar-se acima de todos os templos, de todas as religiões exc!usivistas, uma religião mais vasta que a todos abran­gerá, que já não terá ritos nem dogmas, nem barreiras, mas dará testemunho dos fatos e das verdades univer­sais - uma Igreja que, por sobre todas as seitas e todas as igrejas, estenderá as vigorosas mãos para proteger e abençoar. Vê erigir-se um templo em que toda a Hu­manidade, recolhida e prosternada, unirá os pensamen­tos e as crenças numa idêntica comunhão de fé, que se resumirá nestas palavras: Pai nosso que estais nos céus!

                             "Tal será a religião do futuro, a religião universal. Não será uma instituição fechada, uma ortodoxia regida por estreitas normas,senão uma fusão dos corações e dos espíritos."

                             "Tranquilizai-vos, pobres almas, não há outro Espí­rito do mal senão a ignorância. Essa radiação é o cha­mamento de Deus que quer dele vos aproximeis, que abandoneis as obscuras regiões, a fim de pairardes nas esferas luminosas."

 

 

 

 

 

Autor: Léon Denis
Fonte: Cristianismo e Espiritismo
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet