Rádio - Vade Mecum Espírita Facebook - Vade Mecum Espírita Twitter - Vade Mecum Espírita
Vade Mecum Espírita

Vidas Sucessivas


          A lei das vidas sucessivas, que no-la revelam as entidades espirituais, muitos a encontram claramente no Evangelho:
          - Em verdade, em verdade vos digo - explica Jesus a Nicodemos - que não pode ver o reino de Deus quem não nascer de novo."
          Depois da decapitação de João Batista, diz ele a seus discípulos: - Elias já veio, porém não o reconheceram. E os discípulos compreenderam que se tratava de João Batista.
          O Espiritismo proclama a pluralidade dos mundos habitados. Dizia Jesus: - Há muitas moradas na casa de nosso Pai.
          Fala o Espiritismo na fé, como capaz de sustentar-nos em todos os embates; dizia o Cristo: - A fé remove montanhas.
          O Espiritismo prega o mais absoluto desinteresse material nas coisas sagradas; o Cristo mandava: - Dai de graça o que de graça receberdes.
          Prescreve o Espiritismo o maior comedimento e critério nos nossos juízos: estabelecia o Mestre: - Não julgueis para não serdes julgados.

          Ensina o Espiritismo que devemos, primeiro, olhar para as nossas faltas, antes de nos lembrarmos das dos outros; dissera Jesus: - Aquele que se julgar sem culpa, que lhe atire a primeira pedra.
          O Espiritismo afirma que todos se salvarão.
          Disse o Cristo: - Não se perderá nenhuma das ovelhas que o Pai me confiou.
          O Espiritismo assegura que as penas são temporárias e de acordo com as faltas. E o Cristo disse: - Os publicanos e as meretrizes entrarão primeiro que vós, fariseus hipócritas, no reino de Deus.
          O Espiritismo quer que se amparem os fracos e os desprotegidos; e disse Jesus: - Deixai vir a mim os pequeninos.
          O Espiritismo apresenta os fatos como uma demonstração da doutrina; e o Mestre Divino mandou: - Ide e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: os cegos vêem, os coxos andam, os surdos ouvem...
          Diz o Espiritismo que o indivíduo é o detentor temporário das riquezas que possui e árduas contas terá que dar conforme o uso que delas fizer. E, mais, que é perigosa a prova da fortuna. E o Nazareno declarava: - É mais fácil entrar um calabre pelo fundo de uma agulha do que um rico no reino dos Céus.
          Ensina o Espiritismo que este mundo é um planeta de provas e aqueles que sofrem redimem as dívidas e adquirirão a felicidade. E Jesus clamava: - Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.
          O Espiritismo prega a humildade, e o Cristo dizia: - Bem-aventurados os pobres de espírito.
          O Espiritismo tem como lei suprema a caridade, e ordenava o Mestre dos mestres: - Dai de beber a quem tem sede, dai de comer a quem tem fome, vesti os nus, abrigai os desamparados.
          O Espiritismo afirma que temos que resgatar as nossas faltas, e o Mestre proclamava: - Não saireis dali sem pagardes até o último ceitil.
          Têm os espiritistas como certo que, assim como fizermos, assim seremos punido, e o Divino Pregador aconselhava a Pedro: - Mete a espada na bainha, que quem com ferro fere com ferro será ferido.
          No Espiritismo se estabeleceu a ordem, como necessária ao progresso, e o cumprimento da lei, como necessária à ordem; e aconselhou o Mestre:
          - Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
          Busca-se em Espiritismo a perfeição máxima, para que nos possamos aproximar do Criador, e o Divino Rabi mandava: - Sede perfeitos como o Pai celestial é perfeito.
          Não veio o Espiritismo revogar as velhas e sábias ordenações, assim como o Cristo não veio destruir a lei.
          Diz o Espiritismo que teremos o mérito de nossas obras, e o Mestre manda: - Buscai e achareis.
          Dá-nos o Cristo uma consoladora esperança:
          - Pedi e se vos dará; batei à porta e se vos abrirá.
          É o exemplo de humildade que o Espiritismo prega, da fé que aconselha, do amor a Deus que preconiza, e que traduz na oração.
          Finalmente, os espiritistas procurando criar o ensino espírita, em Casa Branca, o que buscavam, ainda, era a divulgação das leis do Cristo, o cumprimento das suas ordens, quando pedia: - Ide e pregai o Evangelho a toda parte e a toda criatura.

 

Autor: Carlos Imbassahy
Fonte: Religião
Voltar
Obrigado Jamil Bizin!

Obrigado Jamil Bizin!

Cadastre-se e receba
nossos informativos!

Visão EspíritaVisão Espírita

Ouça todos os Domingos 9h30 às 11h00 com comentários do autor do Vade Mecum Espírita, no site:
www.radiobrasilsbo.com.br

contato@vademecum.com.br | Fone: (19) 3433-8679
2024 - Vade Mecum Espírita | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Imagenet